carvão animal

  • autoria: Ana Paula Maia
  • leitura concluída: ☆☆☆☆☆

    eu fiz esse blogue na esperança de ir registrando minhas leituras conforme ia terminando & poder, assim, "lembrar" melhor do que eu gostei ou não gostei & os porquês. depois de alguns livros, decidi que não ia falar do que não gostei - nada abaixo de 3 estrelas. não queria gastar meu tempo detalhando coisa meia boca nem puxar briga na internet. infelizmente, em algum momento, fui consumida de tal jeito pela vida de trabalhadora estudante vivente no apocalipse distópico do brasil 2022 que deixei esse lugar querido de lado. de consolo, pelo menos o instagram ficou atualizadinho. aiai.

    mas: aqui me tens de regresso. pelo menos pra falar dessa lindeza que é o carvão animal, que entrou nos meus favoritos do ano. & como eu poderia fazer minha gloriosa Lista de Fim de Ano sem falar um pouquinho mais dele, né?

    pois bem. esse romance da Ana Paula Maia foi a leitura do Leia Mulheres Curitiba em setembro & faz parte de uma trilogia do tipo em que os livros avulsos funcionam perfeitamente bem sozinhos. os protagonistas são dois irmãos: um bombeiro que tira gente do fogo & um operador de crematório que torra gente no fogo. (tem mais um terceiro irmão, que está preso & também acaba metido com/no fogo - uma família complicada.)

    é um livro de terror? em parte. mas também é muito delicado ao traçar no pó as conexões & os contrastes do dia a dia dos personagens, que num apocalipse distópico próprio também são consumidos pela vida. & o terror aqui não tem nada de sobrenatural ou monstruoso ou psicopata. é só um bando de gente tentando lidar com dores de tudo quanto é tipo. tipo nós. como já pergunta minha delsa dark Mariana Enriquez: tem coisa mais assustadora que o cotidiano?

    aqui tem: família, cachorro é melhor que muita gente, acidentes, dia a dia proletário, dor & falta de dor, incêndios, crematório, carvoaria, olaria, minhocas, dentições perfeitas, cidadezinhas esquecidas, bombeiros, tudo que arde & queima.

  • Comentários