infâncias e leituras

  • título: Infâncias e leituras: Presenças negras e indígenas na literatura infantil
  • autoria: Tiago Hakiy, Sonia Rosa, Magno Rodrigues Faria, Juliana Piauí, Carina Pataxó, Ananda Luz, Márcia Licá
  • ☆☆☆☆☆

    esse é um dos lançamentos mais recentes da coleção Gato Letrado da editora Pulo do Gato, figurinha constante desse humilde blogue de resenhas & do grupo de estudos de que faço parte. é o primeiro livro que traz vários autores ao invés de uma coletânea de textos de um só autor, o que traz vantagens & desvantagens. a vantagem principal é uma pluralidade de perspectivas & experiências sobre a temática, que compensa, de longe, a principal desvantagem, que é a repetição de algumas ideias e conceitos.

    refletir sobre o impacto que a diversidade de vozes e representações tem na literatura é fundamental de qualquer ângulo quando a gente pensa o texto enquanto tecitura da voz humana (como diz minha grande amiga Yolanda Reyes), mas ainda mais na literatura infantil. pensa só o rombo enorme que a falta dessa diversidade trouxe & ainda traz quando a única infância retratada segue na vibe Narizinho & Pedrinho. quantas crianças & ex-crianças você conhece que vivem ou viveram o que eles tiveram no Sítio do Pica-Pau Amarelo?

    todos os textos pensam, a seu modo, conceitos, práticas & exemplos interessantes, mas me tocaram particularmente o conceito de literatura negro-afetiva para crianças e jovens, da maravilhosa Sonia Rosa (que tive o prazer de ouvir pessoalmente pouco depois dessa leitura, no ENLIJ ), & o artigo-poema-manifesto de Tiago Hakiy, que defende a escrita como ponta da flecha na batalha dos povos originários contra o apagamento.

    aqui tem: literatura para as infâncias, o poder da linguagem, privilégios & opressões, infâncias plurais, literatura indianista x literatura indigenista, diversidades, estética, representatividade, o exercício da pausa.





  • Comentários