a curva do sonho

  • autoria: Ursula K. LeGuin
  • tradução: Heci Regina Candiani
  • leitura concluída: ☆☆☆☆

    eis o primeiro livro do Leia Mulheres Curitiba de 2022. fiquei contente com essa escolha, porque eu sou super LeGuiniana (como indica meu post sobre o sci-fizão O problema dos três corpos), mas li muitos muitos muitos contos & poucos romances (só A mão esquerda da escuridão e Os despossuídos). então era a chance de ler esse classicão, que eu já tinha ouvido falar muito pelo título original, o misteriosíssimo The lathe of heaven, mas ainda não tinha ido atrás (& que foi recém publicado nessa edição linda da Morro Branco, com capa que brilha no escuro e tudo).

    em um resumo simplão: o protagonista é George Orr, um sujeito aparentemente comum (homem, branco, classe trabalhadora, sem muitos gostos nem desgostos) que descobre que alguns dos sonhos que ele tem enquanto dorme são "efetivos" na realidade. isso quer dizer que ele sonha & quando acorda o mundo já está transformado de acordo com o que ele sonhou (uma pessoa deixa de existir, por exemplo), sendo que ele é a única pessoa que lembra como as coisas eram antes do sonho - o resto do mundo sempre viveu nessa realidade alterada. perturbadíssimo com esse poder, ele começa a tomar mil drogas pra não dormir & acaba no consultório de um especialista em sono para tratamento compulsório. quando o Dr. Haber percebe as implicações do que o Orr consegue fazer, começa a manipular os sonhos dele via hipnose para "melhorar" o mundo. & eles mais uma galerinha da pesada aprontam muitas confusões (medonhas & inesperadas, obviamente) no espaço-tempo.

    pra quem não curte ficção científica, já digo que esse livro está bem longe de ser aquele clichê de mil loucuras no espaço (como todos os outros da Ursula, na verdade). o foco é muito maior em como os personagens lidam com as mudanças sinistras do que nas mudanças sinistras em si. a grande pergunta é menos "como uma pessoa é capaz de mudar as coisas com seus sonhos?" e mais "como você se sentiria sendo responsável por [insira evento global horrível], sendo que ninguém nem sabe que isso aconteceu?". quer dizer, é tanto uma pergunta quanto a outra, mais outras mil perguntas, porque metade da graça do livro é descobrir o que é que o coitado do Orr vai mudar da próxima vez para resolver probleminhas singelos como fome, superpopulação, degradação ambiental, racismo etc.

    foi uma maravilha ter lido & depois discutido esse livro com o pessoal do Leia. uma coisa de que sinto falta depois que graduei & pós-graduei nas Letras é a troca de ideias & perspectivas sobre livros, ter a leitura como uma partilha coletiva, não só uma loucura individual. & participar de um clube aberto é uma experiência parecida, mas ao mesmo tempo diferente, porque enquanto nas Letras a gente geralmente ficava dissecando coisas específicas, em uma troca com gente de tudo quanto é canto as contribuições são muito mais inesperadas & diversas. nesse encontro, tivemos uma pessoa da área médica compartilhando como se identificou com os dilemas do Dr. Haber, outra questionando o papel do Orr enquanto representante da humanidade toda, outra apontando as relações entre o sono & os desdobramentos do capitalismo tardio, outra desvelando as possíveis metáforas entre sonhar sozinho & o sonho coletivo que é o ativismo... olhares muito diferentes do meu & que eu dificilmente alcançaria sozinha. enfim, só tenho a agradecer por iniciativas lindas como a do Leia Mulheres.

    pra fechar: 4/5 (só achei o final meio abrupto, senão seria um 5/5 tranquilamente) & recomendo muito pra quem quer começar com a LeGuin (a tradução da Heci é superfluida & ajuda a "entrar" nas loucuras). cotidiano! abuso médico! cavalos! cor cinza em destaque! superpopulação! cataclismos! tartarugas! aquecimento global! culpa! uma pequena ajuda dos amigos! hipnose! guerra! dormir, talvez sonhar! amor amor amor! falar pelos cotovelos!

  • Comentários