PLAt (plano de leituras atwoodianas)

como eu não tenho quase nada com que me ocupar, nem pilhas de livros esperando pra ser lidos, eis que me propus ler & reler tudo que a Margaret Atwood já publicou, em ordem de lançamento. por que? porque ela é a delsa de minha devoção, fio condutor da minha dissertação de mestrado, tema do meu projeto de doutorado rejeitado, dona da melhor risada, rainha dos assuntos complicados & reviravoltas & delicadezas & bafafás. amo a potência dos poemas dela, a complexidade dos contos, o humor que atravessa a não-ficção, os personagens horrendos & maravilhosos que sustentam os romances.

em 2022, a ideia é ler os 17 romances, na ordem indicada no site oficial: começando com The edible woman, de 1969, até The testaments, de 2019. são 50 anos, minha gente. pensem só o que ela viveu viu refletiu lutou decidiu propôs pesquisou sonhou concluiu & des-concluiu nesse meio tempo. eu quero pensar & muito.

pro primeiro semestre, o plano é esse:

já foram:
- The edible woman (1969)
- Surfacing (1972)

faltam: Lady Oracle (1976), Life before man (1979), Bodily harm (1981), The handmaid's tale (1985), Cat's eye (1988) - meu favorito!, The robber bride (1993) & Alias Grace (1996) - que ainda preciso arranjar. aí em julho a gente analisa a meta & programa o segundo semestre, né?

como bônus, minha amiga genial Daniela vai me acompanhar lendo as traduções pro português <3


Comentários